Os cintos de segurança são um meio eficaz com o fim de reduzir o risco de ferimentos graves e mortes em acidentes de automóvel. Assim, o cinto impede, em caso de colisão, que seu corpo se choque contra o volante, painel e para-brisas, que seja projetado contra o passageiro da frente ou para fora do carro. Estatísticas sobre acidentes mostram inegavelmente que passageiros que usam corretamente os cintos de segurança, têm um risco menor de se ferirem e uma chance muito maior de sobreviverem num acidente. Por este motivo, a utilização dos cintos de segurança é exigida legalmente na maioria dos países.
O simulador de impacto consiste de uma estrutura de quase 7 metros. Conta com um trenó móvel para dois participantes que se desloca em plano inclinado até chocar-se no final em retentores a aproximadamente 7 km/h.
Dessa forma, apesar da pouca velocidade, as pessoas saem literalmente “impactadas”. Sentem as forças envolvidas em uma colisão e analogamente inferem o que sentiriam a velocidades maiores. Assim sendo, a experienciação da situação incentiva a um comportamento preventivo maior em relação a si e aos demais.
Além do uso de cinto de segurança são abordados:
- ultrapassagens perigosas
- os perigos do uso de celular ao volante
- tempo de frenagem
- dirigir dentro da velocidade permitida nas vias
- dentre outros temas de direção defensiva
Faça seu Evento ou SIPAT 2020 conosco:
Conheça também nossos simuladores de direção defensiva e óculos de dosagem alcoólica.