Cada vez mais pessoas optam por adotar hábitos mais saudáveis para sua vida. Trocar o hábito de fumar por outros mais saudáveis trará para você a oportunidade de aproveitar a vida de maneira mais intensa. A percepção de sabores e aromas se ampliará. Sua capacidade respiratória melhorará muito, oxigenando seu organismo e permitindo desenvolver todo seu potencial.
Trocar o hábito de fumar por outros que lhe tragam mais benefícios é totalmente possível, embora em um primeiro momento possa ser desafiador. Tudo depende de você tomar a decisão rumo a uma vida mais plena.
Vencer o cigarro é uma coisa totalmente possível e você tem o poder de tomar esta atitude. Não desanime se tiver uma recaída, algumas pessoas só conseguem depois de algumas tentativas e outras ainda podem precisar de suporte médico.
Descubra primeiro o seu grau de dependência de nicotina. Clique aqui
1º Dia
Reafirme sua decisão de parar de fumar para você mesmo, várias vezes durante o dia
Seu organismo iniciará um processo de eliminar a nicotina do seu organismo e seu cérebro de reconfigurar as associações de estímulo e recompensa, você precisa contribuir para o processo. Durante todos os dias deste programa você precisará repetir os passos abaixo:
ATIVIDADE FÍSICA
Acrescente uma atividade física moderada ao seu dia, como caminhar 1 km ou 15 minutos de outro exercício. Faça também exercícios de respiração
Antes de deitar faça uma caminhada ou exercícios de relaxamento, tome um banho morno e, se você crê, peça ajuda a Deus para vencer esse desafio e pense como sua vida vai ser melhor sem o hábito de fumar.
Tome um banho morno e esfregue-se com a toalha ou uma esponja para estimular a circulação.
ALIMENTAÇÃO
A água vai ajudar a remover as toxinas, então use-a por dentro e por fora. Evite bebidas alcoólicas, café e refrigerantes, pelo menos durante o período. Troque estas bebidas estimulantes por sucos naturais.
Nas refeições lembre-se de tomar um bom desjejum e faça um almoço mais leve, evitando durante esse período carnes e alimentos muito condimentados. Se aparecer aquela vontade de fumar tome um suco ou chupe uma bala.
NAS ATIVIDADES SOCIAIS E TRABALHO
Evite ficar próximo de quem está fumando, além da fumaça despertar o hábito, ela é ainda mais prejudicial.
Se oferecerem cigarros aproveite para reafirmar sua decisão e mostrar aos outros uma opção melhor.
EM SUA MENTE
Se em algum momento você não resistir, calma. Pense no processo com uma espiral de melhoria contínua. Se tiver uma recaída, você voltou para uma etapa anterior, continue a avançar e reconquiste o terreno.
Utilize alternativas para combater o desejo de fumar. Leve um cartão no bolso lembrando sua decisão em vez do maço de cigarro. Tenha algum alimento pouco calórico como vegetais, frutas ou pastilhas para colocar na boca e contornar o hábito de ter algo na boca.
Reafirme sua decisão de parar de fumar para você mesmo, várias vezes durante o dia. Visualize os benefícios que você obterá com esta decisão.
2º Dia
Parabéns, este é seu segundo dia sem fumar. Observe que aquele cigarro não é indispensável como parecia. Continue seguindo os passos referente a atividade física, alimentação, atividades sociais e trabalho e em sua mente.
Experimente terminar os banhos com uma ducha fria e friccione o corpo com a toalha ou esponja.
Visualize em sua mente os benefícios de seu novo estilo de vida. Continue os exercícios de respiração e relaxamento e ponha-os em prática nos momentos de tensão
Mantenha-se longe de quem está fumando, não esqueça que a fumaça do cigarro é ainda pior.
Prefira uma alimentação o mais saudável possível. Durante esse período você está deixando alguns alimentos de lado, pense que opções saudáveis você pode manter depois deste período. Gorduras em excesso são prejudiciais em vários sentidos.
Procure ver alguns testemunhos na internet de pessoas que pararam de fumar, como o do dr Dráuzio Varella https://www.youtube.com/watch?v=Mir_RidZbYg ou https://www.youtube.com/watch?v=SWNMDrOGNE0
Lembre-se que o importante é perseguir seu objetivo. Se nem tudo está saindo como o planejado, continue. Você só terá benefícios.
3º Dia
Parabéns, você está na metade do programa. Mas não é fácil, o cigarro causa crise de abstinência a partir de 30 minutos de abstinência. Você já está a mais de 48 horas. Continue seguindo os passos referente a atividade física, alimentação, atividades sociais e trabalho e em sua mente.
Reforce seus exercícios de relaxamento e respiração. Lembre-se que essas dificuldades são muito menores que as doenças que o cigarro trará para sua vida. Busque uma estratégia para enfrentar esses momentos, as pessoas que não fumam também passam por crise. Passando esses períodos você terá uma grande sensação de vitória.
4º Dia
Quase lá. Mais um passo é você terá uma grande vitória. Continue seguindo os passos referente a atividade física, alimentação, atividades sociais e trabalho e em sua mente.
A alimentação afeta todo o nosso ser. Alguns alimentos ajudam, outros atrapalham e muito. Neste período estamos eliminando carnes, alimentos muito condimentados e gordurosos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Pode ser uma grande alteração, mas dará uma grande contribuição na sua busca pela vitória sobre o cigarro.
Seu organismo está se auto limpando e gerará reações. São normais, mas exigem seu esforço para se acalmar e se manter no controle.
5º Dia
Não podemos ter saúde indo contra as leis da natureza. O tabagismo tem prejudicado sua vida há tempo demais. O que dá mais realização é estarmos no controle de nossos desejos. Na mente começam todas as nossas realizações. Continue seguindo os passos referente a atividade física, alimentação, atividades sociais e trabalho e em sua mente e procure integrar a maioria deles em sua vida.
Dedique tempo pensando na sua nova vida, nos benefícios para a saúde como uma respiração melhor e sentindo muito mais os sabores e aromas da vida, a pele e cabelo mais bonitos, o hálito e a voz melhora. Pense nos riscos que está afastando da sua vida como câncer, AVC e ataques cardíacos.
Parabéns, você venceu a pior etapa. Agora prossiga conquistando a sua vida a passos largos. Somente lembre-se que, mesmo que tenha uma recaída em algum momento, como diz o provérbio “Não importa quantos passos você deu para trás, o importante é quantos passos agora você vai dar para a frente”.
Sucesso!