Agosto – Mês da Saúde

postado em: Novidades | 0

Doces e salgadinhos, dormir tarde, falta de exercício… Quantos hábitos você gostaria de mudar na sua vida? Já pensou em fazer uma faxina e substituir hábitos que já não são adequados para você por novos e melhores?
Embora seja taxada de entediante, a rotina do dia a dia nos poupa energia e concentração, vital para corrermos atrás dos nossos objetivos. No entanto, é nela que se escondem hábitos que de alguma forma foram úteis, mas podem estar prejudicando você. No livro “O Poder do Hábito”, Chales Duhigg a partir de diversas pesquisas sugere que a melhor forma de deixarmos um velho hábito é substituí-lo por outro. De acordo com o livro os hábitos são formados por 3 etapas:

  1. Deixa: um estímulo que leva seu cérebro a entrar em um modo automático e encontrar um hábito estabelecido em algum momento de sua vida que trás uma resposta satisfatória.
  2. Rotina: uma sequência de ações física, mental ou emocional que levará a um resultado
  3. Recompensa: o resultado que indica que aquela ação deve ser repetida.


O processo é buscar compreender os hábitos que nos prejudicam, trazer à consciência as rotinas e avaliar quais gatilhos, rotinas e recompensa estão presentes e a partir daí criar novas estratégias para lidar com nossas necessidades. Esta é uma tarefa que exige dedicação, os velhos hábitos nunca vão embora, só enfraquecem e o sistema estímulo-recompensa é algo mais rápido e natural que uma avaliação intelectual e sensata. Ficar nervoso e querer descontar em um pote de sorvete será mais fácil do que sair para uma caminhada ou relaxar.
Invista em você, acrescente aos poucos hábitos saudáveis que respondam há um estímulo, que tragam algum tipo de recompensa que faça sentido para você. Você irá ampliando suas capacidades e quando perceber estará em uma zona de conforto muito mais saudável.

Agosto é o mês da Saúde. No dia 5 temos o dia Nacional da Saúde que é comemorado nesta data em homenagem ao médico Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872. Oswaldo Cruz foi o cientista pioneiro no estudo de doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil.

Compondo as datas ligadas a saúde neste mês temos: o Dia Nacional de Combate ao Colesterol (8/8), o dia nacional de saúde no homem (27/8) e o dia nacional de combate ao fumo (29/8). Preparamos para você uma seleção de ações que abordam esses temas:

Point da Nutrição

DSCF1468

Como a alimentação influencia a saúde? Como ter uma alimentação saudável, nutritiva e gostosa? Neste espaço seus colaboradores receberão informações úteis e práticas de como alimentar-se no dia a dia, demonstração de alimentos e refeições equilibradas e outras informações através de recursos visuais.

Repentistas

repentistas (6)

A tradição do repente utilizada para transmitir mensagens sobre o meio ambiente com muita interação, característica dessa tradição folclórica que mescla música e poesia. Divulgar a semana ou abordar algum tema torna-se ao som da viola, um momento divertido e inesquecível cheio de rimas e versos dos repentes.

Palestra Tabagismo e Qualidade de Vida

Um problema de saúde pública totalmente evitável. O tabagismo traz graves consequências na vida do fumante, desde problemas respiratórios até câncer, que não precisariam ocorrer. A dependência provocada pela nicotina e o hábito tornam difícil para o fumante encontrar a saída. Esta palestra traz conselhos práticos e simples para quem quer trocar o fumo por hábitos que trazem resultados positivos para sua vida.

Point do Coração

Na correria e estresse das grandes cidades nosso coração bate mais forte… e é oportuno conhecê-lo melhor! Um painel de acrílico com um modelo do coração e sistema circulatório, um cigarro gigante
que mostra os malefícios do tabagismo, banner sobre alimentação equilibrada e material esportivo sensibilizam os participantes sobre o impacto do estilo de vida na saúde do sistema circulatório.

Point Tabagismo e Etilismo

DSCF1465

Aborda estes dois importantes temas sobre os malefícios do álcool e do fumo. São utilizados recursos como um Cigarro Gigante que equivale a 1 maço de cigarro fumado durante um ano e as substâncias tóxicas que contém; um filtro representando as substâncias que ficam retidas no pulmão; painéis informativos; experiência mostrando como células são “cozidas” pelo álcool.

Intervenção Ladrão de Tempo

Int LadraoTempo

Um cigarro gigante é escondido no setor antes do ator entrar. O ator caracterizado de segurança da empresa ou policial, entra no setor e pergunta para os funcionários sobre o “Ladrão do Tempo” e começa a descrevê-lo para ajudá-los a se lembrar: Diz que ele se veste bem, tem um ótimo marketing pessoal, mas que as aparências enganam, como naquele ditado: por fora bela viola, por dentro pó bolorento. Diz que ele não leva muito dinheiro (de uma vez), jóias, celulares ou carros, sendo especializado em roubar algo muito pior: o tempo de viver com a família, de realizar sonhos e projetos, o tempo de viver com saúde, etc.
O Segurança procura o cigarro e quando o encontra lê alguns componentes de sua fórmula e dà algumas dicas de como as pessoas podem ajudar as que fumam a deixar de fumar e segue interagindo com o público fazendo reflexões sobre a liberdade de fazermos escolhas que nos levarão a melhorar nossa saúde, segurança e qualidade de vida.

Entre em contato e conheça outras sugestões ou traga sua ideia e poderemos desenvolver uma ação personalizada!